Cia Teatral Atos & Cenas

A Cia. Teatral Atos & Cenas existe desde 1.989 e tem como  objetivo fomentar o teatro e conseqüentemente a arte. Além da formação crítica da platéia, (crianças, jovens e adultos), a equipe trabalha no ensino teatral, compartilhando experiências e conhecimento com a comunidade. Mantém como sua principal característica, pesquisar autores, estilos, linguagens, gêneros em busca de qualidade técnica e artística. 

 É núcleo de produção da Cooperativa Paulista de Teatro, tendo sua sede na Casa da Cultura Profa. Maria Bove Coneglian, onde preserva e divulga seu acervo, dispõe de espaço para criação e apresentações dos resultados de suas pesquisas.

Desde sua fundação, mantém parceria com a Diretoria de Cultura da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, que disponibiliza o uso do espaço e recebe como contrapartida o desenvolvimento de projetos de investigação, formação e democratização da arte teatral na comunidade.

Participa de festivais e eventos, levando o teatro às mais diversas regiões, com uma média de duzentas apresentações por ano. Projetos como: O teatro vai à escola, A escola vai ao teatro, e Teatro para todos, fazem parte de seu repertório. Realiza parceria com secretarias de Educação e Cultura de vários municípios.

Considerações Sobre Alguns Espetáculos Premiados

Dorotéia – Todas as obras e a biografia de Nelson Rodrigues foram analisadas durante o processo criativo desse trabalho. Inicialmente intitulada de farsa irresponsável pelo autor, tomou ar de tragédia e de Comedie Française, sendo descoberto o estilo de cada personagem na imensa riqueza de possibilidades de estilos presentes na obra, que como exercício corporal do expressionismo, deu unidade de linguagem e linearidade ao espetáculo.

  • As Criadas – Montagem inovadora com três mulheres em cena, sob uma proposta expressionista, inspirada no universo de Jean Genet, através do texto adaptado por Marcos Lazarini.
  • Se Chovesse Vocês Estragavam Todos – O texto da década de setenta, impregnado de idealismos, estimulou todo o processo de intenso aprofundamento psicológico e treinamento corporal. Dois atores no mesmo personagem refletiram uma explosão de conflitos expressos de maneira uníssona pela sintonia de movimentos e harmonia de ação interior. O restante do elenco permanecia imóvel durante todo o espetáculo, sendo apenas manipulados pelos atores protagonistas. O método “Laban”  e “técnica da eutonia” foram utilizados.
  • O Rei, o Profeta e o Canário – Adaptação de Solange Rivas do texto de Orígenes Lessa. O processo de trabalho cotou com técnicas circenses e inspiração na Commédia Dell´Arte.
  • Histórias da Boca da Noite – Texto de Solange Rivas, onde recursos como contação de histórias, criação, confecção e manuseio de bonecos, foram utilizados, para resgatar o folclore nacional através de personagens típicos do universo caipira.
  • Quero a Lua – Inspirado na obra homônima de Tatiana Belinky, o espetáculo desenvolveu uma aprofundada pesquisa corporal e de linguagem baseado nas características do desenho animado. O resultado experimental inovador resultou no sucesso de receptividade pelo público e pela crítica. Apreciado principalmente pela pequena utilização de texto e valorização da comunicação corporal, gestual e onomatopéica.
  • Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim – A poesia envolta na trama e texto de Lorca teve especial atenção: cada gesto, intenção, insinuação desse espetáculo foram sentidos na mais real beleza transformadora. Cenários, figurinos, luz e sonoplastia comungaram de intensidade nos detalhes e limpeza no conjunto. Fragmentar para depois dar unidade, mais de um estilo, mais de uma filosofia, unidos pela poesia nessa montagem.

Histórico Atos & Cenas – compacto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s